2012-03-11

1325


Sábado 24 de Março, pelas 21h30,

no Centro Social e Cultural de Aradas,

pela Companhia Peripécia Teatro.



1325: Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que exorta aos estados membros a inclusão das mulheres na construção e manutenção da Paz.


Apesar de a terem ameaçado para não dar de comer aos inimigos, a minha avó sempre defendeu que na sua casa comería toda a gente. Quando tiveram que bater em retirada os “milicianos” porque os “nacionales” chegavam à região, a minha avó, a minha mãe e as minhas tias, prepararam-lhes tortilhas de batata para o caminho. E quando chegaram os “nacionales”, receberam-nos com uma panela de chocolate cozido. (…) Nunca identifiquei as minhas avós como vítimas, mas sim como mulheres fortes, capazes de resistir às duras condições da vida quotidiana numa guerra, e protagonistas de uma actividade que a mim (…) me parece realmente importante e básica, a saber: soster a vida no meio de um enfrentamento a morte de dois bandos. Pode pensar-se que agiam assim porque não tinham opção política. Acho que as minhas avós, ao escolher dar de comer, soster a vida acima das diferenças ideológicas, estavam a optar por uma política mais radical, assentada numa raíz mais básica e potente mas que, para a nossa comum desgraça, é invisível para a cultura política, ao ser considerada do âmbito da natureza e logo a seguir, desvalorizada.”


Carmen Magallón

Mujeres en Pie de Paz, siglo XXI, Madrid, 2006

pág. 5,6



Para saber mais sobre mulheres e paz:

www.1325mujerestejiendolapaz.org

Sem comentários: